Mitos e verdades
Óculos dentro do carro estragam

Se os óculos estiveram no rosto, na frente dos olhos, claro que é um grande mito! Óculos foram feitos para serem usados, e, no caso específico do carro, eles são ainda mais importantes por causa da segurança da qualidade de visão, sem contar os benefícios do antirreflexo, da proteção UV e, no caso das lentes escuras, o conforto. Mesmo com a temperatura elevada e a incidência direta do sol – nos dias de calor – ou com o ambiente frio e seco do ar condicionado, não há qualquer risco de danificar as lentes e o material das armações, seja ele qual for. A tecnologia moderna garante a qualidade e resistência dos óculos e dos filtros de proteção das lentes, quando estão em uso, em qualquer situação do dia a dia – em casa, no escritório, na rua e, claro, dentro dos automóveis.

Por outro lado, deixar os óculos “morarem” dentro do carro, no porta-luvas, ou esquecê-los soltos sobre o painel, não é mito, mas a pura verdade: eles estragam, sim! O “efeito estufa” do calor acumulado e retido, faz mal para as armações – que ficam tortas, desbalanceadas – e também compromete a durabilidade dos filtros de proteção solar e antirreflexo. Outro risco enorme – no sentido literal, de riscar mesmo – é deixar os óculos soltos, seja no porta-luvas ou no painel. A trepidação do motor, aparentemente inofensiva, funciona como uma lixa nas lentes. A perda é total.

Já explicamos detalhadamente sobre os riscos de deixar os óculos por muito tempo dentro do carro aqui (vale a pena reler e recordar) e também alertamos sobre a combinação “explosiva” dos óculos pendurados na roupa, junto com o cinto de segurança. Neste caso, além da abrasão e do perigo de serem arremessados longe na hora em que destravamos o cinto, os óculos pendurados são mais um possível agravante nos casos de acidente ou mesmo em freadas bruscas.

É verdade: óculos deixados por muito tempo dentro do carro, estragam. Mas, se quiser manter um par lá dentro do porta-luvas, tenha sempre o cuidado de guardá-lo no estojo adequado, protegido com o tecido que vem junto com ele.

Óculos e carro: é fundamental usar, é essencial cuidar.