Óculos e carros: cuidado!

Sabe quando o carro para e você, automaticamente, aperta o botão para soltar o cinto de segurança? Pois antes de fazer isso preste atenção se os seus óculos não estão “pendurados” na roupa. É uma situação relativamente comum os óculos serem arremessados para longe, às vezes até mesmo para fora do automóvel se a janela estiver aberta. E esse nem é o maior risco de carregar os óculos na roupa: há vários casos registrados de pessoas que se machucaram em acidentes de carro, às vezes até mesmo com perfuração de pulmão, por causa desse hábito. Óculos pendurados na roupa nunca é bom, mas no carro é especialmente ruim.

Muita gente também costuma deixar os óculos soltos no painel. Má ideia. A combinação de trepidação, vibração constante e movimentos em todos os sentidos “detonam” os óculos: comprometem a integridade estrutural do conjunto, entortam as hastes e tendem a girar os óculos para baixo, funcionando como verdadeiras “lixas” contra as lentes. Prejuízo na certa.

Para arrematar, nunca deixe os óculos escuros – ou qualquer outro – dentro do carro sob o sol para não ter a desagradável surpresa de encontrá-los tortos e com os tratamentos antirreflexo e de proteção solar prejudicados.

Óculos, seja com lentes corretivas e/ou para proteção solar, representam segurança e conforto para motoristas e passageiros, desde que usados corretamente. Dirija com responsabilidade – e de olho nos óculos!