Guia básico de tratamentos de lentes

Quando os óculos no sentido moderno começaram a se popularizar, as lentes eram de quartzo ou cristal. E ponto final. Mas, de lá para os dias de hoje, a tecnologia óptica passou por verdadeiras revoluções – dos materiais aos processos produtivos, até os tratamentos das lentes. É sobre isso que vamos falar um pouco hoje. Conheça os principais tratamentos para as lentes:

Antirreflexo
Camada que impede reflexos de luz, tanto do lado interno quanto externo das lentes. A principal vantagem é o conforto no uso dos óculos, importante, por exemplo, para quem trabalha com computador, que emite luz própria. No caso dos motoristas, o tratamento representa também segurança, especialmente de noite, por reduzir o ofuscamento causado pelos faróis dos outros carros e da iluminação noturna das cidades.
O antirreflexo tem mais um benefício: como não rebatem a luz, as lentes são quase “invisíveis”, o que permite enxergar os olhos de quem está com elas. A mesma coisa acontece também na hora de tirar fotos, seja com luz natural, lâmpadas ou flash: vê-se olhos em vez de reflexos.

Proteção UV
Assim como protegemos a pele contra os raios nocivos do sol, nossos olhos também precisam desse cuidado. A proteção UV é um tratamento básico que todas as lentes devem receber, mesmo as claras, de grau, sem cor. Mas é preciso ficar atento, porque a proteção UV tem validade. Se você quiser conferir se os óculos – escuros ou claros – estão realmente protegendo os seus olhos, dê uma passada em qualquer loja da Óptica Rocco: o teste é feito em equipamento digital de alta precisão, na hora e de graça.

Proteção contra riscos
O ideal é cuidar bem dos seus óculos, tanto para proteger as lentes, quanto os vários tratamentos que ela recebe: use sempre aqueles “paninhos” especiais de limpeza ou, melhor ainda, lave em água corrente com detergente de lavar louça e seque com papel absorvente de forma bem suave, sem esfregar. Essa é a melhor garantia de integridade das lentes. Mas, se você quiser acrescentar uma camada adicional de proteção, consulte sobre o tratamento contra riscos para as lentes.

Tratamento antiembaçante
Muita gente tem dificuldade de conciliar o uso de máscaras de proteção com os óculos porque as lentes embaçam. Fuja das soluções que aparecem na internet: passar sabonete nas lentes, jamais! Passar saliva pode até funcionar, mas as lentes se transformam em meio favorável à proliferação de vírus e bactérias, justamente o que se quer evitar. O tratamento antiembaçante é a forma definitiva de resolver esse problema.

Lentes “antisujeira”
Tratamento que repele poeira, gorduras e até água! As lentes que não sujam têm alta tecnologia, formada por uma estrutura molecular flexível, que permite obter superfícies extremamente lisas, onde os resíduos não conseguem aderir.

Esses são os principais e mais atuais tratamentos para as lentes. Se quiser saber mais, converse com uma Consultora óptica da Óptica Rocco ou entre em contato pelo whatsapp 11 99932-9920.