Smart Glasses

Alguns anos atrás, em 2014, foi apresentado no mercado o Google Glass, óculos inteligentes que foram um grande fracasso de vendas, por várias razões, como falhas estratégicas no lançamento, problemas de performance e uma grande discussão sobre privacidade.

Porém, recentemente, dois lançamentos repercutiram na imprensa quase simultaneamente: o Ray-Ban Stories, óculos inteligentes com câmera, uma parceria da icônica marca de óculos com o Facebook, que já está à venda nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e Reino Unidos, e o anúncio da gigante chinesa Xiomi, que divulgou a sua versão concorrente, ainda sem data definida para chegar ao mercado.

Com pequenas diferenças entre um e outro produto, a essência dos “óculos conectados” é colocar a tela do celular na frente dos nossos olhos, com simples comandos de voz para navegar na internet, fazer ligações, enviar mensagens, ouvir música, fotografar, gravar, entre inúmeras outras funções. Os óculos da Ray-Ban / Facebook, por exemplo, estão – obviamente – integrados ao Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Tweeter, TikTok, Snapchat e serviços de streaming de música. Já os Smart Glasses da Xiomi prometem transcrever e traduzir áudios em tempo real, ou mesmo traduzir um texto em qualquer língua diretamente nas lentes.

Do ponto de vista óptico, os óculos inteligentes podem ser usados com todos os tipos de lentes – transparentes com grau, multifocal, de sol ou fotocromática. Já pelo lado estético, o Ray-Ban Stories estará disponível em 20 modelos diferentes de armações e cinco opções de cores.

Certamente, com a evolução da tecnologia atual, os problemas de performance dos novos óculos foram superados. Porém, a discussão sobre privacidade permanece, mas parece inevitável que, com o tempo, a chamada “tecnologia vestível” acabe “subindo para nossas cabeças”: os óculos, que nos fazem enxergar o mundo melhor, também serão capazes de trazer esse mundo para dentro dos nossos olhos.