Os olhos e o Covid-19

Evitar a contaminação pelo Covid-19, ou sobreviver a ele tem sido um dos nossos maiores desafios. O que começou com a perspectiva de um vírus preocupante sobretudo para um grupo reduzido de pessoas, foi crescendo em progressão geométrica, com uma avalanche de sintomas e sequelas, que aos poucos vamos conhecendo.

Em meio às incertezas quanto aos tratamentos e, principalmente, às consequências da doença, uma informação recente aponta o risco de que o vírus possa provocar ou agravar doenças oculares, como retinopatia ou catarata.

Essas são apenas algumas primeiras evidências observadas por oftalmologistas, decorrentes do aumento de sintomas relatados em consultas médicas. A hipótese mais provável é a do efeito adverso de alguns medicamentos usados no combate ao Covid-19: além de debelar e controlar as inflamações do sistema vascular, o tratamento pode afetar especialmente os olhos e provocar alterações na qualidade da visão. Pacientes com histórico anterior de hipertensão, por sua vez, de acordo com as primeiras observações, estariam ainda mais sujeitos a hemorragias e oclusões.

Tendo em vista este primeiro cenário, os profissionais da saúde destacam a importância da prevenção e, no caso das pessoas já restabelecidas, reforçam que o acompanhamento médico em geral e, especialmente o oftalmológico, deve ser ainda mais constante.

É importante lembrar também que os óculos são um instrumento de proteção, mas que requerem cuidados especiais para evitar contaminações – leia aqui. E, ao primeiro sinal de desconforto visual, fique de olho: consulte o médico.