Os óculos no tempo da moda

Por sua proeminência – eles estão na parte da frente do nosso principal elemento de identidade, o próprio rosto – os óculos vão muito além de sua função primária de corrigir a visão e/ou proteger os olhos contra os raios UV: tornaram-se importantes elementos de composição de imagem, de projeção de personalidade. Por essa razão, o “mundo dos óculos” funciona de forma muito análoga – e complementar – à indústria da moda, com tendências, lançamento constante de novas coleções e modelos que “pegam” a ponto de tornarem-se ícones de suas épocas, transcendem o tempo e tornam-se clássicos culturais. Vamos relembrar alguns desses modelos?

Para começar, um sinônimo de estilo: os óculos “aviador”, que nasceram para a aviação e voaram alto de verdade, não saem nunca de linha. Merece destaque também o fato de, apesar das inúmeras releituras e evoluções de design, o formato original clássico, sem qualquer alteração, se manter permanentemente em catálogo.

Da década de 1950, vem o estilo real de Grace Kelly: antes mesmo de tornar-se a princesa de Mônaco, quando era “apenas” uma estrela de Hollywood, ela já usava os característicos óculos de sol geométricos, que permanecem até os nossos dias como um conceito de elegância.

Seguindo a linha do tempo, os anos 60 foram marcados por Audrey Hepburn e sua atuação no filme “Bonequinha de Luxo” com a armação estilo “olho de gato” – uma ligação tão marcante que o modelo ficou conhecido pelo nome da atriz: óculos Audrey Hepburn.

Associar o nome de pessoas famosas aos modelos também é exemplo dos anos seguintes, como os óculos de John Lennon, pequenos e redondos – que conviveram na mesma época, em paz e amor, com as armações gigantescas associadas ao movimento hippie.

A cultura pop, o crescimento e influência dos meios de comunicação, principalmente a televisão e cinema, continuaram como os grandes agentes de criação e consolidação de tendências. Apenas para citar alguns exemplos, temos Tom Cruise e seus óculos “aviador” em Ases Indomáveis; os chamados “óculos de policiais” usados por “Ponch” Poncherello (Erik Estrada) na série de TV “CHiPS”; e, claro, um dos artistas mais associados aos óculos de todos os tempos, Elton John.

Já a década de 1990 foi marcada pelas supermodelos e seus óculos de tons mais escuros e design sofisticado e, nas telas dos cinemas, surgia o ator Keanu Reeves e os seus óculos “Matrix”.

O final do milênio coincidiu com a definitiva popularização da internet, que fragmentou de forma nunca vista a comunicação: cada pessoa tornou-se um potencial emissor, um canal de comunicação conectado, literalmente, a todo o mundo. E, claro, isso refletiu-se também no universo dos óculos. O mundo hoje, é outro. Porém, os óculos continuam sempre em posição de destaque, bem na frente dos nossos olhos.

Os óculos e a moda

Modelos icônicos, clássicos, extravagantes, famosos: acesse o site e faça uma rápida viagem pela história da moda dos óculos.