Ortopedia e óptica – uma relação mais próxima do que se pode imaginar

Lentes corretas, bem ajustadas, produzidas a partir de rigorosas medições, fazem bem para os olhos e “de quebra” melhoram a postura e evitam as inconvenientes dores nas costas, nos ombros e no pescoço.

Sim, a óptica e a ortopedia caminham juntas, principalmente no caso das lentes multifocais. Quando as armações não estão perfeitamente ajustadas ao rosto – e isso inclui a pressão correta das plaquetas e das hastes sobre as orelhas e o nariz – e as lentes desalinhadas com o ponto focal ideal, instintivamente, sem termos consciência, nosso organismo procura compensar a distorção entortando levemente o pescoço e a coluna, o que acaba resultando em dores. 

É para isso que serve a precisão rigorosa dos aparelhos ópticos – eles medem tudo direitinho para que nem mesmo um único décimo de milímetro saia do ajuste perfeito. Assim, seus óculos ficam tão confortáveis que você nem mesmo se lembra que eles estão lá, bem em cima do nariz.

Sempre é bom conferir: pode ser que a origem de dores na coluna, ombros ou pescoço, ou mesmo aquela dorzinha de cabeça no fim do dia que tanto incomoda, pode ter como causa óculos mal regulados ou lentes que precisam ser reavaliadas. 

Consulte o ortopedista, o oftalmologista e a sua óptica de confiança.