Olhar sem pressa

Não temos tempo a perder! E, quando nos oferecem a possibilidade de chegar à ótica com a receita do oftalmologista e sair de lá 15 minutos depois com os óculos prontos, porque não aproveitar essa grande “vantagem”? Porque, quando se trata de saúde, a pressa é inimiga da qualidade de visão: quando se faz óculos em tão pouco tempo, as opções ficam restritas ao estoque disponível naquele momento, sem opção de tipos de lentes e seus tratamentos, como antirreflexo e cores, ou mesmo de fabricantes. É o que tem na hora e fim. Saiu do cardápio básico (número 1, número 2 ou número 3…), nada feito.

Porém, na contramão desta nova modalidade de serviços, há ópticas que – ainda! – priorizam o atendimento cuidadoso, com uma série de procedimentos rigorosamente necessários para se chegar a um bom resultado final. Só para se ter uma ideia, o tempo para interpretar a receita oftalmológica, entender as necessidades e particularidades de cada pessoa, realizar a avaliação e propor as soluções mais adequadas de lentes, sem contar a escolha criteriosa da armação – um capítulo inteiro à parte! –, finalizando com a tomada de medições feitas com equipamentos de alta precisão, é obrigatoriamente superior àqueles 15 minutos do serviço expresso. Depois disso, a prescrição é enviada para produção em centros de tecnologia especializados do fabricante das lentes, que chegam finalmente à óptica acompanhadas de cartão com os registros de controle, informações técnicas e garantias. 

E, como não existem duas pessoas iguais, depois de montados, os óculos precisam ser ajustados ao olhos, às orelhas, ao nariz, ao rosto, em um processo de “ajuste fino” que garante o conforto e a rápida adaptação.

Tudo isso é realmente necessário para garantir qualidade de visão e, claro, beleza. Leva tempo? Leva. Vale a pena? Quanto se trata de saúde, é absolutamente fundamental! Por isso, para fazer óculos que vão atender as suas necessidades plenamente, por longo tempo, faça bem feito, faça com calma.