Óculos que dão alergia

A escolha de armação ideal deve considerar uma série de fatores, como gosto pessoal, estética, leveza, conforto, parceria adequada com a lente, além de mais um detalhe importante, que muita gente desconhece – a saúde da pele.

Sim, é isso mesmo! Os óculos ficam em contato frequente com o nariz, com a região do rosto ao redor dos olhos, apoiados sobre as orelhas. Por conta disso, algumas pessoas sensíveis a determinados materiais reclamam de reações como pele descamada, coceira e vermelhidão.

Dentre as alergias de contato, as provocadas por metais – em especial o níquel, também muito usado em brincos, colares, pulseiras e anéis – são as mais comuns. Muitas vezes a reação demora a aparecer, principalmente quando o metal tem um revestimento externo que, por conta do uso frequente, acaba por se desgastar, deixando exposto o agente alérgeno, como, por exemplo, nas armações folheadas a ouro: depois de alguns meses de uso, de repente, do “nada”, começam a aparecer as alergias.

Uma forma de prevenir o problema é a opção por materiais hipoalergênicos, como acetato e titânio. Mas, além deles há outros materiais igualmente seguros, usados por fabricantes que respeitam diretrizes internacionais sobre uso de materiais alergênicos.

Óculos e lentes de qualidade só podem ter uma única reação possível: a visão clara e confortável. Procure a orientação da sua óptica de confiança e conviva feliz com os seus óculos.