Óculos funcionais: perfeitos para trabalhar

Muitas vezes sequer percebemos – ou notamos mais a partir dos 40 anos – mas quando trabalhamos no computador e olhamos do monitor para o teclado, do teclado para o celular, do celular para o calendário sobre a mesa e depois voltamos para o monitor, a visão precisa se ajustar constantemente a diferentes focos e, inconscientemente, fazemos esforço para essa adaptação, como inclinar o corpo para frente ou para trás, levantar ou abaixar a cabeça e até “apertar” o olho. Mesmo as lentes multifocais não são a solução ideal porque corrigem a visão a três distâncias diferentes – curta, média e longa – sendo que para o computador são necessárias apenas as duas primeiras, o que obriga a pessoa a levantar o queixo bem alto para buscar a visão perfeita. Todo esse esforço tem um preço que varia, conforme o caso: dor de cabeça, no pescoço, nas costas, olhos secos ou, ao contrário, lacrimejantes, desconforto e cansaço – físico e mental! – ao final da jornada.

Porém, existe uma solução perfeita para o problema: as lentes funcionais, feitas sob medida para trazer conforto aos usuários de computador. A “mágica” delas é simples: imagine uma lente multifocal com 4cm de altura onde, nesse espaço, se corrige a visão para perto, média e longa distância. Agora, elimine dessa lente a correção para longe: aquele mesmo espaço passa então a corrigir apenas a visão curta e média, exatamente as necessárias para quem passa períodos longos em frente ao monitor. Pode parecer pouca coisa, mas o ganho é claramente perceptível no uso e mais ainda ao final do dia.

Essa opção também é indicada para quem não é dependente de óculos para longe, e pode usar os funcionais apenas quando necessário, sem necessidade de estar de óculos o tempo todo.

Mas, para conseguir os melhores resultados, combinando de forma equilibrada todas as possibilidades decorrentes da prescrição do oftalmologista, armação adequada e tipos de lentes ideais, é preciso a orientação de um profissional de confiança, que domine a parte óptica dessa equação relativamente complexa. Mas, vale – muito! – a pena: óculos funcionais representam qualidade de visão e, principalmente, qualidade de vida.