Muito cuidado: óculos escuros podem funcionar “ao contrário”.

O dia está claro demais e você “aperta” os olhos, desconfortável.
Aí então, você coloca os óculos escuros, a luz do sol “diminui” e vem aquela sensação gostosa de conforto e segurança, certo? Se a proteção UV dos seus óculos não estiver ativa, está errado, muito errado!

No “escurinho” das lentes escuras, deixamos de franzir os olhos, a musculatura relaxa, as pupilas se abrem e deixam entrar muito mais raios ultravioleta. Ou seja, se as lentes escuras não tiverem a correta proteção contra os raios UV, ou mesmo se ela não estiver mais ativa, em vez de protegidos, seus olhos estarão ainda mais vulneráveis.

Outra coisa: lentes escuras não querem dizer, necessariamente, proteção UV, assim como a proteção UV não está exclusivamente nas lentes escuras. Quase sempre as lentes claras de grau também têm essa proteção.

É importante também destacar novamente que, com o tempo,  a proteção contra UV das lentes vai perdendo eficácia, da mesma forma que acontece com os filtros solares que usamos na pele. Porém, não é possível determinar um “prazo de validade” porque  isso depende de muitos fatores, como a qualidade das lentes e a intensidade de uso. Nas lentes de boa qualidade a durabilidade é de, em média, quatro anos, mas em certos casos esse tempo pode ser muito menor.

Em outras palavras, não confunda “conforto” com “proteção”.

Abra o olho: verifique sempre se a proteção UV dos seus óculos está ativa!

Ficou em dúvida se os seus óculos, feitos aqui ou em qualquer outro lugar (até aqueles comprados na internet!) têm proteção UV ou se ela ainda está valendo? Passe na Óptica Rocco e confira, de graça e na hora.