Monitores fazem mal aos olhos?

Você já notou quantas horas por dias seus olhos estão “ligados” em algum tipo de monitor – celular, computador, tablet ou televisão? Será que isso faz mal aos olhos? 

Apesar de ainda não existirem estudos científicos que comprovem a associação do uso intensivo de monitores a doenças oftálmicas, o fato é que telas emitem muita luminosidade, o que, no mínimo, gera cansaço, uma certa “fadiga ocular”. Porém, a boa notícia é que os óculos com tratamento antirreflexo já eliminam grande parte da radiação dos monitores.

Porém, para os usuários intensivos, como, por exemplo, quem trabalha o dia inteiro em frente ao computador, existe uma outra solução: lentes que filtram especificamente os raios do espectro predominante dos monitores. Para tornar a jornada ainda mais confortável, podem ser feitas lentes com a graduação exata para a distância do monitor – nem perto, nem longe, mas com foco preciso na meia distância. Certo que esses óculos servirão exclusivamente para o uso que se destinam, mas, para quem fica o dia inteiro “conectado” no monitor, faz diferença na qualidade de visão – e de vida.