Mitos e verdades
Lentes de contato são melhores que óculos?

Vamos por partes.

Atualmente, com a evolução da tecnologia das lentes digitais, do ponto de vista da correção de grau, as duas opções – óculos ou lentes de contato – são válidas. Tanto um quanto o outro proporcionam qualidade de visão.

Pelo aspecto estético, há pessoas que não gostam de usar óculos e, por outro lado, muita gente faz deles um instrumento de composição de imagem, variando formas, cores e materiais.

Já pela saúde, é importante saber que as lentes de contato devem ser usadas, no máximo, 12 horas ao dia. Por ficarem em contato direto com o olho, há redução de oxigenação da região, além de um risco maior de contaminações. Pelo mesmo motivo, as lentes de contato também exigem uma manutenção mais atenta e cuidados especiais na hora de colocar e tirar – um fator especialmente importante nestes tempos de pandemia: oftalmologistas recomendam que os pacientes considerem, neste período, substituir as lentes por óculos, não só para evitar riscos, mas também pela segurança de mais uma barreira física contra o vírus.

Há ainda mais alguns aspectos a serem considerados, como os tratamentos especiais que as lentes dos óculos recebem, especialmente a proteção contra os raios UV, presente não só nas lentes escuras, mas também nas claras. Quem usa lentes de contato precisa, necessariamente, usar óculos com essa proteção.

A conclusão é que as lentes de contato não substituem os óculos. Elas são uma alternativa complementar – válida, sim! – mas não dispensam o tradicional, seguro e confortável par de óculos.