Mitos e verdades
Coisas que “estragam” a visão

Todo mundo já ouviu frases como “usar óculos o tempo todo aumenta o grau”, ou “deixar de usar óculos aumenta o grau”, “quem usa óculos o tempo todo vicia”, “quem lê demais fica míope”, “assistir televisão de perto faz mal para os olhos” e por aí vai. O que é mito, o que é verdade? Vamos conferir.

• Usar óculos 24 horas por dia ao longo do tempo “enfraquece” os olhos e aumenta o grau, ou pode “viciar”

Mito. Usar os óculos por longos períodos não afeta em nada o grau de quem precisa de lentes corretivas. E a mesma coisa para a situação contrária: não usar óculos, mesmo precisando, também não afeta o grau. Quanto a “viciar”, na verdade, o que o usuário realmente se acostuma é com a qualidade de vida que a boa visão traz.

• Quem lê demais fica míope

Mito. Ler demais não faz mal algum aos olhos – e ainda faz bem para o cérebro! A mesma coisa se aplica nos esforços de intensivos em atividades que exijam acuidade visual – como se dizia antigamente: bordar “estraga a vista”. Basta usar os óculos com o grau correto indicado pelo oftalmologista para evitar as dores de cabeça causadas pelo esforço de compensar a visão deficiente. Mas o grau, não muda.

• Assistir televisão de perto faz mal para os olhos

Hoje nossa relação com o mundo se dá essencialmente pelos monitores, não só dos televisores mas dos computadores, tablets e, principalmente, dos celulares, com suas telinhas pequenas. O uso intensivos de todos esses dispositivos pode causar ardência, sensação de areia nos olhos e dor de cabeça. Isso acontece porque os olhos precisam se ajustar constantemente na busca pelo foco das imagens e adaptação às intensas variações de luz. Porém, apesar de incomodar, esse não é um problema grave e tampouco causa problemas oculares. E a solução é simples: fazer pequenas pausas de alguns minutos a intervalos regulares para descansar os olhos. Assim, mais um mito se vai.

• “Exercícios oculares” resolvem problemas de visão

Mito. Miopia, astigmatismo, hipermetropia e outras disfunções visuais não estão relacionadas aos músculos dos olhos. Basicamente, as imagens se materializam através da luz refletida nelas, convertida em sinais elétricos que são transmitidos para o cérebro. Assim, “treinos” do tipo trazer o dedo de longe até perto do nariz ou girar as pupilas não mudam em nada a qualidade da visão. Esse tipo de exercícios, chamados ortópticos, são aplicáveis apenas a situações oftalmológicas especificamente relacionadas à musculatura ocular.

Como vimos, a visão é cheia de mitos, e a grande a verdade é que os nossos olhos são órgãos fantásticos, que merecem todo o nosso cuidado: visite o oftalmologista regularmente e faça seus óculos em uma óptica de verdade, de confiança.