Máscaras e óculos: uma relação embaçada

Agora que as máscaras de proteção passaram a integrar o cotidiano, a maior parte das pessoas que usa óculos descobriu que as lentes embaçam. E, para resolver o problema, tem aparecido na internet várias soluções mirabolantes – que podem até funcionar, mas também podem danificar os óculos. 

A mais “popular” é passar sabonete nas lentes. Nunca faça isso! Esse atrito é abrasivo, pela própria característica do sabonete, e pode riscar não só as lentes, mas também os tratamentos antirreflexo e proteção UV de sua superfície.

“Passar cuspe” nas lentes também funciona, mas o problema nesse caso é a falta de higiene: a saliva depositada cria um meio favorável à proliferação de vírus e bactérias – exatamente o que não queremos.

O fato é que não existe nada que se possa passar nas lentes para impedir o embaçamento. A única solução efetiva e que não prejudica os óculos está na Física: o equilíbrio térmico, que pode ser alcançado esperando a temperatura entre lentes e meio ambiente se igualar, ou com a ajuda de artifícios que desviem a respiração para longe dos óculos, como aderir a máscara ao nariz com esparadrapo. 

Há ainda uma outra alternativa, as lentes com tratamento especial antiembaçante, uma solução utilizada especialmente por cirurgiões e cozinheiros – um investimento que pode valer a pena. Clique no ícone do whatsapp aqui no site e veja na hora mais informações.

Clareou a sua visão? Ficou alguma dúvida? Use o canal “Pergunte ao Rocco” e esclareça.