Lentes polarizadas: afinal, o que é isso?

Quando os raios de sol atingem determinadas superfícies, como áreas planas ou espelhadas – poças d’água, superfície de lagos e rios ou chão molhado de chuva – alguns desses raios de luz são direcionados de tal forma que ofuscam a visão, causam desconforto e, em uma situação extrema, chegam a provocar até mesmo cegueira momentânea.

Esse fenômeno, conhecido como “polarização vertical”, pode ser corrigido pelas “famosas” lentes polarizadas, que têm o poder de mudar a natureza dos raios de luz e neutralizar esse efeito. Mas, será que elas são indicadas para todas as pessoas, em qualquer situação?

As lentes polarizadas são eficientes, realmente, porém apenas em situações muito específicas, como para quem pratica esportes aquáticos, ou para os amantes da pesca, por exemplo: ao dirigir o olhar para a água é possível eliminar o efeito de reflexo e enxergar além da superfície.

No dia a dia, no entanto, ou mesmo quando estamos dentro do carro, dirigindo, as lentes polarizadas podem trazer desconforto e até mesmo risco à segurança. O efeito polarizado não interage bem com as luzes dos painéis, ou com as películas de tratamento dos vidros automotivos, podendo, em alguns momentos, provocar uma “confusão visual”.

Por isso, se você procura uma lente confortável para o dia a dia, para ser usada tanto em ambientes internos quanto externos, converse com seu consultor óptico de confiança: ele é o profissional indicado para orientar e ajudar a escolher as lentes corretas, que sejam perfeitamente adequadas às suas necessidades – sejam elas polarizadas ou não.