De olho no verão: opções de proteção.

Proteger os olhos contra os raios UV emitidos pelo sol é fundamental, especialmente no verão. No entanto, qual é a melhor opção para quem precisa também de lentes corretivas? Existem, basicamente, três opções: óculos escuros com grau, lentes fotossensíveis e armações que permitem sobrepor lentes escuras às claras. Vamos analisar cada uma delas.

A primeira opção – óculos escuros com grau – do ponto de vista técnico é a melhor: a correção de visão e a proteção são perfeitas. O inconveniente é ter que andar com dois pares de óculos e ficar trocando um pelo outro de acordo com o ambiente. Mas, sem dúvida, é a solução que melhor atende a cada situação.

As lentes fotossensíveis, que ficam mais claras ou escuras de acordo com a luz ambiente, resolvem de maneira muito satisfatória o problema de ter que carregar e as trocas frequentes. Porém, além de não serem tão eficientes, especialmente sob luz solar muita intensa, elas têm mais alguns problemas: a “curva de desempenho” cai com o tempo, tanto na velocidade da mudança de claro para escuro e vice-versa, quanto na capacidade a atingir os pontos extremos de claro e escuro, sem contar que custam cerca de 80% a mais do que as lentes convencionais.

Já as armações com lentes sobrepostas são a solução menos indicada do ponto de vista óptico, em razão de problemas de refração de luz. Fora a questão técnica, há ainda a necessidade de carregar à parte as lentes escuras, e, não menos importante, é preciso considerar também a forte “tendência” que existe desse conjunto adicional se quebrar e – muito comum – ser perdido.

A conclusão é que não existe uma solução perfeita e universal. Tudo depende de cada pessoa, de suas necessidades, expectativas, vontades e disponibilidade. De qualquer forma, seja qual for a opção, o importante é proteger – sempre! – os olhos. Procure uma óptica de confiança, que oriente e dê informações seguras, e fique de olho no verão: uma campanha da Óptica Rocco por um verão mais saudável.