As aberrações ópticas e o preço das lentes

É comum a surpresa com a grande diferença de preços das lentes progressivas. Porque isso? A resposta está ligada diretamente à ciência óptica, especificamente a um fenômeno natural chamado “aberração óptica”: todas as lentes progressivas, também chamadas de multifocais, têm uma área de aberração óptica, de não convergência dos raios de luz que passam por elas. E, quanto menor for esse campo, maior será a área de correção da visão e também maior a facilidade de adaptação às lentes. Veja nos modelos acima: a lente da esquerda tem um campo de “aproveitamento óptico” bem maior do que a da direita. E aí está a razão da enorme diferença de preços: a moderna tecnologia consegue reduzir bastante os campos de aberração, mas os preços acompanham a qualidade óptica oferecida.

No entanto, as duas lentes acima representam os extremos. Entre elas existem inúmeras outras soluções intermediárias. Claro que, para quem quer – e pode – pagar, a indicação da tecnologia de ponta é a melhor solução. Porém, há lentes que custam cerca de 50% menos do que as mais caras e têm uma diferença de redução do campo de aberração de apenas 5%. Ou seja, são lentes de qualidade excelente, que resolvem perfeitamente a necessidade de correção óptica, com valor muito mais acessível. É nesse ponto que entra o conhecimento, a experiência e a postura ética do Consultor Óptico. Um bom profissional deve indicar, entre o grande número de possibilidades existentes, aquelas que, em primeiro lugar, atendam de forma eficiente e confortável a necessidade de correção óptica recomendada pelo Oftalmologista, combinada com a realidade de cada pessoa.

Se você tem dúvidas, ou mesmo se quiser consultar preços de lentes progressivas, entre em contato pelo whatsapp, envie a imagem da sua receita. Os Consultores da Óptica Rocco estão à sua disposição para esclarecer o tema das aberrações ópticas e ajudar você a evitar as aberrações de preços.