Armações coloridas: como escolher

Armações coloridas são uma opção de estilo bem interessante, porém não basta gostar de determinada cor, é preciso ver se ela harmoniza com “características cromáticas” como cor da pele, olhos e cabelo.

Porém, antes de tudo é preciso determinar a opção de estilo: discreto ou chamativo. No primeiro caso, os tons se aproximam, e no outro o segredo é o contraste. Assim, armações com cores quentes – amarelo, laranja ou vermelho – contrastam com tons de pele claras. Cores frias, como azul, violeta e verde, se destacam na pele mais escura. E, quem tem a pele negra pode escolher cores claras, até mesmo branco. Se a preferência for a discrição – mas mantendo a “graça” do colorido –  basta inverter o critério, aproximando as cores dos tons de pele.

Nessa equação de equilíbrio de cores, os olhos são o componente de menor peso. Assim, tanto pode ser feita a combinação tom com tom – óculos azuis com olhos azuis – como o caminho contrário, do contraste total: nesse exemplo, laranja é a cor oposta ao azul na escala cromática.

Já os cabelos são elemento importante. Se a intenção for atrair atenção, pessoas com cabelos escuros podem optar por versões “vivas” de azul, roxo ou até o rosa. E, no caminho da suavidade, essas mesmas cores em tons “fechados”, como berinjela, azul profundo ou carmim escuro. Cabelos loiros seguem a mesma lógica: combinam bem com cores quentes ser for para realçar, e frias para colorir discretamente o visual.

As cores estão aí para dar alegria ao seu rosto, mas, como se vê, são muitos fatores a serem considerados – sem falar das infinitas possibilidades de tons de maquiagem no caso das mulheres e circunstâncias como utilização mais frequente dos óculos, como uso em ambiente profissional, e estilo pessoal. O caminho ideal é consultar dois especialistas: o consultor óptico e o espelho. Quando for escolher sua armação, experimente bastante. Essa decisão é importante e você deve ficar absolutamente satisfeito com seus óculos – tenham eles a armação colorida ou não.