A oftalmologia e a óptica

Recentemente uma pessoa de outro Estado entrou em contato com a Óptica Rocco pedindo ajuda sobre uma dificuldade que, na verdade, é uma situação até bastante comum: ao colocar os óculos novos no rosto, ela passou a enxergar com distorção, como se a lente provocasse uma “curvatura” nas imagens. Levadas ao Oftalmologista para aferição, foi constatado que as lentes estavam corretas, conforme a prescrição médica. O que houve de errado, então? A explicação está na Física – mais exatamente em uma das suas áreas, que é exatamente a especialidade da Óptica Rocco: a óptica, responsável pelo estudo dos fenômenos associados à luz.

Antes de explicar, é importante ter consciência de que sempre existe uma solução técnica, de acordo com a prescrição clínica: se o Oftalmologista determinou a necessidade exata de correção, o grau, sempre haverá uma opção de lente que permitirá a perfeita visão, sem qualquer distorção. Se a pessoa não estiver enxergando bem com os óculos prescritos, não estiver perfeitamente confortável, tem alguma coisa errada. É papel da óptica de verdade analisar previamente cada caso, antecipar possíveis dificuldades.

No caso específico acima, a origem do problema estava no tipo de lente produzida – esférica, quando o indicado seria a lente asférica, que evitaria a ocorrência das chamadas “aberrações visuais”, aquela distorção das imagens. Problema identificado, lentes refeitas segundo indicações de produção sugeridas e pronto: mesmo de longe, mais uma pessoa feliz com seus óculos – e mais, importante ainda, com a sua visão.

Consulte regularmente o oftalmologista para cuidar dos seus olhos e consulte uma óptica de confiança para cuidar bem das suas lentes e dos seus óculos.