Óculos tortos: isso está certo??

Ajustar os óculos ao rosto – e também ao nariz, às orelhas, às distâncias e às curvaturas! – de cada pessoa é mais do que uma ciência, é uma arte, uma habilidade que se conquista à custa de muita experiência. Cada um de nós tem suas próprias características, traços e expressões singulares e, mais do que isso, ninguém é perfeitamente simétrico. Por isso, deixar os óculos corretamente alinhados com o centro óptico, de maneira confortável e segura, não é tarefa simples. E o pior é que, com o uso, o tira e coloca no rosto, esse ajuste fino vai se perdendo.

Mas como saber se está na hora de levar os óculos para uma “consulta” à óptica? É fácil: observe se depois de algum tempo de uso o nariz ou as orelhas estão especialmente marcados, vermelhos ou mesmo levemente doloridos. Ter alguma marca na pele, especialmente no nariz, é normal, mas quando um lado fica mais “estampado” do que o outro, tem coisa errada. Outro sintoma de desajuste é quando os óculos caem facilmente do rosto. Nesses casos, passe em uma óptica de confiança – óptica de verdade, com “p” – e faça na hora a correção.

E, se depois de feito esse ajuste, ao retirar os óculos e apoiá-los sobre a mesa, você perceber que eles estão ligeiramente “tortos”, não se preocupe: vocês foram feitos um para o outro e estão perfeitamente adaptados!