A importância da manutenção preventiva periódica dos seus óculos

Quando você sai da óptica com seus óculos novinhos, lentes adequadas, estrutura alinhada aos olhos e ao rosto, tudo perfeitamente ajustado, parece até que você está andando de “carro novo”: tudo “funciona” bem, visão ideal.

Mas, com o tempo, é mais do que normal, é esperado, que a armação sofra torções durante a sua vida útil. Afinal, quem nunca dormiu em cima dos óculos, ou ao tirar uma camiseta arremessou os óculos para longe, ou, ainda mais comum, quem tira e coloca os óculos no rosto sempre com as duas mãos, como recomenda o manual de boas práticas de uso? Faz parte.

Fora o desalinhamento da armação, é muito comum também que os óculos acumulem resíduos (sujeira, se você preferir) em pontos inacessíveis, como entre elementos da estrutura e, principalmente, entre as lentes e a armação. 

Já as lentes, por estarem na “linha de frente” do rosto, expostas a tudo, tendem a acumular as partículas em suspensão que existem no ar, além de também parecerem “atrair” gorduras, marcas que não se sabe de onde vieram (geralmente são as suas próprias impressões digitais).

Por tudo isso, é muito importante retornar a cada seis meses à óptica para realizar a verificação da acuidade visual dos óculos, realinhamento da armação, reaperto geral,  readequação ergonômica ao rosto, aferição da proteção ultravioleta e a limpeza e higienização ultrassônica das lentes e da armação.

Esse cuidado garante que lentes e armação formem um conjunto único, ajustado para a qualidade da visão, o conforto no uso e até mesmo às condições ortopédicas do corpo: quando o alinhamento das lentes sai do lugar preciso onde deveria estar nos olhos, é normal que a cabeça e o pescoço se movimentem em busca da posição certa.

Preserve a sua qualidade de visão, a sua qualidade de vida: use óculos corretamente e faça a assistência técnica regularmente.

A Óptica Rocco mantém programa permanente de assistência técnica gratuita, mesmo para os óculos que não foram feitos pela óptica.