Armação: acetato ou metal?

Muita gente prefere óculos com armação de metal, mais fininha, às vezes até mesmo “sem armação”, com as hastes e suporte central fixados na própria lente. E os motivos nem sempre estão relacionados apenas à estética, mas também à impressão de que estes tipos de armação são mais leves e, portanto, mais confortáveis, em oposição às de acetato.

No entanto, não é exatamente assim: hoje em dia as armações de acetato têm tecnologia avançada – tanto de produção quanto de materiais –  e são bem leves, inclusive aqueles modelos maiores, que se destacam muito no rosto. Assim, pelo peso, não há contraindicação – ao contrário: por terem uma área de apoio mais ampla na região do nariz, há uma distribuição melhor da sustentação, ao contrário das armações com aquelas pequenas plaquetas, que concentram o apoio todo apenas em um ponto, o que acaba “estampando” e pode até mesmo machucar a pele.

Outro aspecto a ser considerado é a manutenção: as armações de acetato são mais estáveis, entortam menos, além de serem mais fáceis de limpar, não acumularem resíduos, especialmente em relação às que tem as tais plaquetas.

Finalmente, um componente que precisa ser considerado atualmente: o uso das máscaras de proteção. Os modelos em acetato “trabalham” melhor com as máscaras, formando um conjunto mais integrado contra contaminações.

Agora, se a opção pelo metal é por gosto, estilo, sem problema. Basta levar os óculos com mais regularidade à óptica para manutenção: de acetato ou de metal, o atendimento é especializado e gratuito.