Armações antigas: vale a pena reaproveitar?

Quase sempre, a resposta é não – o tempo é implacável: as armações de acetato ficam ressecadas e não podem ser submetidas a esforço, como o necessário para montar novas lentes; já as de metal sofrem de “fadiga” do material e também podem se quebrar facilmente. Assim, considerando o valor do investimento em novas lentes, não vale a pena correr o risco de usar uma armação antiga.

Apesar dessa regra geral, há exceções, como armações de ouro ou outros materiais especialmente flexíveis e resistentes, mas mesmo assim é necessária uma avaliação cuidadosa da óptica.

Entretanto, existe outro fator importante a ser considerado, o valor afetivo: se através daquelas lentes muita coisa foi vista, seja por nós ou por pessoas queridas, então a sugestão é envolver os óculos em uma flanelinha macia, guardar cuidadosamente, com amor e carinho, em um estojo próprio e, sempre que bater uma saudade, colocar aqueles óculos antigos, fechar os olhos e enxergar com o coração. Nesse caso sim, óculos antigos podem ter muito, muito valor.