Seus óculos escuros protegem seus olhos de verdade?

Você sabia que proteção UV tem validade? A Óptica Rocco confere para você, de graça e na hora.

Assim como a pele deve estar sempre protegida contra os raios nocivos do sol, nossos olhos também precisam – e muito – desse cuidado. O sol forte ofusca os olhos e, para nos proteger de tanta luz, automaticamente franzimos o rosto todo. Basta colocar os óculos escuros, no entanto, para vir aquela sensação gostosa de conforto: a musculatura relaxa e, automaticamente, as pupilas se abrem, dilatam. Aí é que “mora o perigo”: se as lentes forem apenas escuras e não tiverem o filtro de proteção contra os raios ultravioleta, temos a falsa sensação de segurança e uma real situação de risco, uma vez que a retina, a parte do nosso olho responsável pela formação das imagens, por nos fazer enxergar o mundo, fica ainda mais exposta a queimaduras e formação de manchas. Ou seja, em vez de protegidos, ficamos expostos a um risco ainda maior de danos aos olhos.

Claro que lentes de boa qualidade garantem a correta proteção. Porém, mesmo nesses casos, o filtro contra os raios UV “vencem”, deixam de ser eficazes com o tempo. Em média, a proteção das lentes dos melhores fabricantes “dura” por volta de 4 anos. Pode ser até que aqueles óculos “baratinhos” ofereçam proteção quando novos, mas o risco deles perderem sua eficiência em curto prazo é muito maior. 

E, ao contrário do que possa parecer, lentes de claras, de grau, normalmente também têm filtro de proteção UV. Assim, pode ser que se esteja mais protegido com os óculos claros do que com os escuros. 

Por isso, é importante fazer, regularmente, em uma óptica de confiança, que tenha os equipamentos adequados, a aferição do grau de proteção contra os raios UV das lentes.