Técnica

Ciclo de produção dos seus óculos na Óptica Rocco

1 – Avaliação da prescrição
Interpretação e correta compreensão da receita oftalmológica, além do fundamental entendimento das necessidades de cada pessoa, certificar-se sobre as condições de uso do óculos, as peculiaridades de cada situação. Em caso de dúvida, confirmação com o médico.
2 – Avaliação técnica de soluções para lentes
Análise das possibilidades e da relação de custo x benefício dentro das exigências técnicas de cada prescrição. Definição de elementos como o nível de transparência e dureza, antirreflexo, camada protetora antirrisco, proteção UV e camadas liporrepelente e hidrorrepelente.
3 – Escolha de armações
De acordo com os parâmetros ópticos definidos pelas lentes, análise de possibilidades de armações dentro de critérios estéticos.
4 – Tomada de medidas
Definição, com absoluta precisão, garantida por equipamentos eletrônicos, dos eixos x, y e z das lentes em relação à armação escolhida.

5 – Envio das informações aos laboratórios dos fabricantes
Cada lente tem seu mapeamento digital de produção (único, exclusivo, até mesmo em relação ao seu par) realizado em centros de tecnologia localizados na Alemanha ou na França, por exemplo, de acordo com cada fabricante. O conjunto das lentes vem acompanhado de um cartão que, além de garantir tecnicamente a produção, representa o “DNA” das lentes, contendo todas as suas informações.
6 – Adaptação das lentes à armação
Equipamentos especiais, somados à experiência profissional, garantem a perfeita adequação do conjunto e a preservação da exatidão absoluta das medições de eixos de cada lente.
7 – Aferição de conjunto
Checagem de todos os parâmetros: especificações técnicas de lentes, acabamentos, montagem e qualidade final dos óculos.

8 – Adaptação ao rosto
Ajuste ergonômico ao rosto visando não só o conforto físico mas também as corretas angulações, fundamentais para a qualidade da visão.
9 – Orientação
Fornecimento de orientações que permitam melhor condição de adaptação e uso, além de instruções de manutenção e eventuais cuidados especiais, de acordo com cada tipo de lente e armação.

10 – Período de adaptação
Acompanhamento do processo de acomodação visual, variável de acordo com o tipo de lente-multifocais, por exemplo, exigem de 15 a 20 dias de uso.
11 – Revisão óptica
Após o período de adaptação, é imperativo que os óculos estejam proporcionando a esperada correção da visão. Se isso não estiver ocorrendo, é realizada a revisão de todos os agentes envolvidos no processo: prescrição, lentes, medições e situações de uso.
12 – Revisão física
Durante o uso é normal que os óculos sofram torções que podem interferir diretamente na qualidade da visão, sem que isso seja claramente percebido. A Óptica Rocco garante, de forma permanente, durante toda a vida útil dos óculos, a sua manutenção básica: reaperto da estrutura, com troca de fios de nylon quando houver, regabaritagem da armação e limpeza ultrassônica das lentes e da armação.

Conheça alguns dos equipamentos da Óptica Rocco
Em óptica, além de conhecimento técnico e experiência, é fundamental ter (e saber usar!) equipamentos que garantam absoluta precisão.

iTerminal
i.Terminal®, dispositivo Zeiss para coleta digital de parâmetros
de ajuste que garante 84% mais precisão do que o processo manual, resultando em personalização avançada de lentes, com reflexo direto no conforto visual. O equipamento captura e calcula, com precisão de fração de milímetro, várias informações:
• Ângulo pantoscópico
• Ajuste de altura
• Ajuste do segmento
• Distância interpupilar
• Distância do vértice posterior
• Dados da armação (A, B, DBL)
• Distância pupilar monocular
• Ângulo panorâmico

 

 

Lensômetro digital
Equipamento computadorizado para a leitura de lentes multifocais, bifocais e de visão simples.

 

 

 

 

Tensiômetro / Polariscópio
Determina pontos de tensão excessiva na montagem de óculos, o que preserva a integridade das armações e também das lentes e de seus elementos de tratamento e acabamento, prevenindo futuras fadiga de material.
Por meio da passagem de luz e consequente medição do nível de transparência, o equipamento também é capaz de determinar a densidade do material e, por extensão, a sua natureza, o que permite, em última instância, verificar a qualidade das lentes.

 

 

Ativador de fator fotossensível
Equipamento para aferição de lentes fotossensíveis: ativação, integridade, tipo, etc.

 

 

Ventilete
Equipamento de alta precisão térmica para ajuste de armação, adequado
para determinados tipos de materiais e elementos de composição das
armação.

 

 

Aquecedor de areia
Equipamento de alta precisão térmica para ajuste de armação, adequado para determinados tipos de materiais e elementos de composição das lentes.

 

 

Testador Uv E
Equipamento que mede a transmitância da lente, determinando a sua proteção contra raios ultravioleta em nanômetros e em percentual, aferindo a qualidade óptica.

 

 

Gabarito de verificação
Afere dados precisão das lentes e da composição com a armação.

 

 

Cuba de limpeza ultrassônica
Equipamento que “quebra” moléculas de sujeira e gordura até mesmo em locais que não podem ser atingidos, atendendo as mais exigentes normas de limpeza técnica.