História

Em 1952, quando o menino João Rocco, com apenas 12 anos, começou a trabalhar em uma tradicional óptica no Centro da cidade de São Paulo, nem imaginava que ali se iniciava uma tradição familiar/profissional que atravessaria décadas, acompanharia as gigantescas mudanças da cidade e as incríveis evoluções da tecnologia, até chegar aos dias de hoje, em uma tela digital onde navegantes de qualquer lugar do planeta, como você, podem aportar e ler essa história – muitas vezes, com o auxílio de óculos: sim, o mundo mudou, e os óculos também evoluíram muito, mas continuam sendo, como naquela época, há quase 70 anos, um instrumento imprescindível de qualidade de vida.

Depois de 15 anos de dedicação, crescimento e aprendizado naquele primeiro emprego, João Rocco fundou a sua primeira loja, a Óptica Pompéia, bem no início da Av. Pompeia, no largo onde então o bonde “fazia a volta”. O negócio prosperou, cresceu e, depois de uma breve passagem pela Rua Turiassu, se instalaria por muitos anos dentro do antigo Shopping Matarazzo. Foi nesse local que começou a transmissão da tradição e a formação profissional de Eduardo Rocco que, desde os 3 anos de idade, acompanhava o pai no trabalho. Aos poucos, aquela “brincadeira” fascinante, que combinava a ciência Física com as ciências Médicas, foi se transformando em trabalho de verdade, em alta especialização e, mais uma vez, precocidade – uma constante familiar: com apenas 18 anos, Eduardo abriria a sua primeira óptica própria, no bairro do Tucuruvi, onde permaneceu por 14 anos.

Ao longo do tempo, nas voltas da vida, João e Eduardo, pai e filho, acabariam por se encontrar novamente nos negócios, como sócios, em uma união familiar e profissional consolidada, que permanece até os tempos atuais: Eduardo, no comando dos negócios, a Óptica Rocco, instalada em 4 endereços; e, João, o pai, como faz desde os 12 anos, ainda indo todos os dias para “a óptica” que carrega o seu nome e uma longa tradição de correção – ética e óptica.